O arco íris é um fenômeno muito intrigante e que sempre me provoca profunda admiração. Lendas populares dominavam histórias fantásticas para todos os gostos e imaginação.
Diziam que no final do arco íris havia um pote de ouro, ou a ameaça das mães aos meninos travessos dando conta que a passagem por baixo do arco íris trocariam de sexo, e os garotos dessa forma se comportavam depois das chuvas.
E o que mais me convencia era que o arco íris seria o caminho para o céu, porque nos vem a mente algo perfeito, de grande equilíbrio de paz e harmonia. Hoje compreendo que ele pode ser o reflexo do equilíbrio na natureza: um caminho para o céu. Céu? Paraíso: campos verdes, florestas protegidas, flores, insetos, vida...
O arco íris é um fenômeno da física, óptico e meteorológico que quando a luz branca do sol atravessa as gotinhas de água na atmosfera após uma chuva "normal", transformam nas cores brilhantes que se formam no Céu. As gotinhas funcionam como um prisma que decompõe a luz branca do sol em varias cores (7) (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, indigo ou anil e violeta).
Assim o arco íris atesta o equilíbrio climático na região de sua ocorrência, pois são formados após chuvas calmas e tranqüilas, como diziam o pessoal lá da roça "uma benção que veio do céu."
Entretanto, sempre nos surpreende como a natureza é capaz de exibir sua "majestade" e sua "unicidade", aprensentando-nos fenômenos como o acontecido no último dia 29 de agosto de 2008... Um arco-íris pleno, em pleno dia de sol...
O halo solar, é na verdade uma defração de luz que acontece nos cristais da nuvens mais altas, cirrus, que são tão finas a ponto de serem, praticamente invisíveis aos nossos olhos nus. Entretanto, o halo tornou-se visível, e impressionante.
A imagem que sempre me vêm à mente, é aquela imagem bíblica, que fala da "Grande Aliança" entre o Criador e a Criatura...
Grande, luminosa e brilhante aliança...
Sempre impressionante!
Nenhum comentário:
Postar um comentário